Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Pole Position

O olhar de quem acompanha de perto o mundo da F-1

Perfil Tatiana Cunha é repórter e acompanha todas as etapas da F-1

Perfil completo

Vettel, vitória brilhante

Por tatiana
13/10/13 08:59

Vettel festeja com os torcedores em Suzuka (Divulgação)

Sebastian Vettel deu um show hoje aqui em Suzuka. E seu quarto título agora já tem dia e lugar para acontecer: o GP da Índia, no dia 27.

Com a quinta vitória seguida, o alemão agora só precisa de um quinto lugar para ser tetracampeão com três corridas de antecipação. Mesmo que ele não marque pontos na Índia, Fernando Alonso tem de chegar em primeiro ou segundo para adiar a decisão.

Se nas últimas corridas Vettel teve vida relativamente tranquila, saindo na frente e fazendo sua lição de casa com tranquilidade, a largada fenomenal de Romain Grosjean hoje atrapalhou o roteiro do piloto da Red Bull.

Mas como ele mesmo disse, soube manter a paciência para colher os frutos no final. Fez sua estratégia de duas paradas funcionar com perfeição, atacou o rival da Lotus na hora certa e aí foi só esperar a hora de beber seu champanhe.

Foi a quarta vitória em Suzuka nos últimos quatro anos, o suficiente para deixar ele emocionado no pódio.

Webber sugeriu na entrevista coletiva pós-corrida que a Red Bull mudou sua estratégia para três paradas para ajudar o companheiro. Christian Horner disse que o primeiro stint mais curto de Webber é que forçou a mudança. Falou que os pneus dele estavam muito desgastados. “Para nós não importa que carro seja primeiro ou segundo, contanto que sejam os nossos dois.”

Grosjean mostrou ter amadurecido bastante liderando o maior número de voltas da corrida (26 contra 22 de Vettel) e chegou em terceiro.

A Red Bull não foi a única a ter polêmica. Felipe Massa recebeu ordens de deixar Fernando Alonso passar quando estava em quinto e não obedeceu. Acabou sendo superado na pista.

Massa falou que não achou justo o pedido, por isso não acatou. Alonso e Stefano Domenicali evitaram criticar a atitude do brasileiro e seu chefe disse que entendia o piloto, pois ele precisa se mostrar para o mercado.

Além disso, Massa cometeu um erro bobo ao exceder o limite do pit lane e deve de fazer um drive through que acabou com sua corrida. Chegou em décimo.

Alonso foi o quarto e como prêmio de consolação comemorou o fato de ter se tornado o maior pontuador da história da F-1.

Como eu esperava, uma corrida emocionante do começo ao fim, com estratégias diferentes, ótimas ultrapassagens e, bem, o mesmo _e merecido_ vencedor.

 

 

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. Jeferson Araújo Pereira comentou em 13/10/13 at 11:09 am

    Sobre a “desobediência” de Massa: agora é tarde!

    Ainda sobre a pole de Webber: a Ferrari foi ultrapasada no “quesito” maior números de poles na história da F1.Agora a Renault tem 209 poles.A Ferrari, 208. Ferrari: que fase!

  2. Otávio comentou em 13/10/13 at 1:04 pm

    Temos que frisar que essa estatística é em relação aos motores. Como equipe graças ao Michael continua dominando quase todos os recordes

    • Jeferson Araújo Pereira comentou em 14/10/13 at 10:01 am

      Obviamente, essa estatística só pode ser relacionada aos motores, visto que, em 2013, não existe uma equipe com o nome Renault

  3. Otávio comentou em 13/10/13 at 2:19 pm

    Recado a Felipe Massa-> Desobedecer uma ordem de equipe não te faz um piloto melhor e não faz o publico gostar mais de você. O que te faz um piloto melhor é ganhar.

  4. Otávio comentou em 13/10/13 at 2:21 pm

    Desobedecer a ordem de equipe e ser ultrapassado na pista é humilhante, fazer a sua corrida e terminar em 10° quando o seu companheiro de equipe foi o 4° é humilhante. Obedecer a equipe e fingir q foi prejudicado passa uma imagem melhor

  5. henrique comentou em 13/10/13 at 7:44 pm

    Não tenho nada contra Massa, uma coisa pos-
    so dizer que ele não é mesmo como antes, o
    problema está no ambiente de trabalho des –
    trutivo, quem não se lembra Prost manipulador
    que tentou colocar Senna no bolso dele, vale
    Schumacher, Alonso e outros. Não sei como
    Massa suporta esse tipo de clima? Por outro, lado, parabéns pro Vettel.

    • Otávio comentou em 14/10/13 at 8:21 pm

      O Senna tb tentou destruir o Prost. Em 2006 o Shumacher já estava em decadencia, 2007 o Raikkonen era novo na equipe. se o massa deixa seu companheiro de equipe destrui-lo isso mostra que ele não tem capacidade de ser o 1° piloto. Alonso não destruiu o Hamilton

  6. helio de faria comentou em 14/10/13 at 9:19 am

    O Massa não deu passagem de graça pro Alonso. Alonso passou mesmos assim. Ainda se embananou todo no pit, errou pela n-ésima vez a estratégia de corrida e chegou em 10º. Pára meu, já deu!!! Enganador de marca maior, engana todo mundo, menos o torcedor!

  7. Jésus Júnior comentou em 14/10/13 at 11:47 am

    A substituta do Fabio Seixas …

    Boa Sorte !!!, estarei de olho no seu blog !

  8. Bob comentou em 14/10/13 at 7:17 pm

    Eddie Irvine, ex-piloto de Fórmula 1, não tem dúvidas de que o principal responsável pelo sucesso da Red Bull é Adrian Newey, a mente que, ano após ano, tem vindo a projetar o carro da equipa.

    A escuderia austríaca escalou até ao topo na Fórmula 1 e está perto de somar o quarto título consecutivo de pilotos e construtores. Mesmo que seja Sebastian Vettel que festeja no final, Irvine acha que a culpa do carro.

    “Já muitos tipos ganharam nos carros do Adrian Newey. Não é grande coisa”, afirmou, em declarações à Sky Sports. “O verdadeiro génio é o Adrian Newey. Há o Schumacher, há o Senna e agora há o Newey”, atirou.

    A acrescentar a esta ideia, Irvine, que foi companheiro de Michael Schumacher na Ferrari, considera que ter um bom carro é essencial para o sucesso na Fórmula 1 atual.

    “Se não tens um bom carro, não ganhas o título. A não ser que te chames Michael Schumacher ou Ayrton Senna”, completou.

Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailpolepositionblog@gmail.com

Buscar

Busca
Publicidade

Tópicos recentes

  • Bandeira quadriculada
  • E agora, Lewis?
  • Os números de Jerez
  • Fim dos trabalhos em Jerez
  • Muita calma nesta hora!

Blogs da Folha

Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).