Antídoto para Vettel?
09/12/13 19:32Como quem não quer nada, a FIA divulgou hoje um pacote com novidades para os próximos Mundiais de F-1. Lá no fim do comunicado, o último item para ser mais exata, a entidade comunica que, a partir do ano que vem, a última corrida da temporada passará a valer o dobro da pontuação, tanto para o Mundial de Pilotos como para o de Construtores.
Justifica a novidade dizendo que visa “maximizar o foco do campeonato até o fim da campanha”. Mas queria dizer: para evitar que Vettel e a Red Bull ganhem os próximos campeonatos com muita antecedência e tirem a graça do campeonato (e a gente perca audiência e dinheiro).
Mas o que pode parecer um incentivo para que pilotos e equipes deem o máximo nesta última corrida pode também abrir um precedente perigoso, já que esta será a primeira vez na história da categoria que uma corrida vale mais que as outras.
A gente sabe que dinheiro é o que move o esporte (não falo só de F-1 aqui) atualmente. Vai que os organizadores do, sei lá, GP do Bahrein ofereçam uma bolada pro Bernie para ter um GP com o dobro da pontuação também? E o de Mônaco tem a mesma ideia?
O perigo é a parte esportiva acabar ficando em segundo plano para atender a interesses comerciais. Repito, não que isso não aconteça hoje em dia, mas a coisa pode piorar _e muito. Aliás, só eu achei coincidência o fato de Abu Dhabi ter tirado do Brasil, na última hora, o status de última corrida no ano que vem? Ou será que eles já não sabiam desta novidade?
Mas voltando ao comunicado de hoje, as outras novidades são menos polêmicas (você pode ler em detalhes aqui): teto de gastos para 2015 e numeração fixa para os pilotos a partir de 2014.
Esta última eu achei bacana. É só ver o exemplo do Valentino e seu 46 na MotoGP. Acho que pode ser legal na F-1, mas no fim das contas vai valer mesmo pra Vettel, Alonso, Hamilton e outros poucos. Ou alguém vai lembrar o número do Pic e do Van der Garde?