Bicudos
24/01/14 16:49Cada bico, uma surpresa. Assim têm sido os últimos dias com a divulgação das primeiras imagens dos carros que as equipes de F-1 usarão na temporada deste ano.
Depois do bico de tamanduá da Williams, Lotus e McLaren mostraram hoje suas caras para 2014 e já ganharam apelidos. Difícil dizer qual deles causou mais estranheza. Mas vamos por partes.
A Lotus, que não vai participar dos testes da semana que vem em Jerez, só vai para a pista no Bahrein, em 19 de fevereiro. Mas hoje, no mesmo dia que anunciou a saída de Boullier do cargo de chefe do time (leia mais aqui), a equipe de Grosjean e Maldonado liberou duas imagens do E22.
Impossível não levar um susto ao ver o bico do bichinho… porque na verdade são dois, um maior que outro. Mas é justamente isso (o fato de um ser maior que o outro) que faz com que a novidade esteja dentro das regras. O mais longo deles é “oficialmente” o bico do carro. Já o mais curto, é menor o suficiente para não poder ser considerado como tal. É daquelas coisas que os projetistas da F-1 adoram inventar e acabam levando as regras ao limite para fazer seus carros legais.
Já o da McLaren é um bico fino, que visto de cima parece até um bico triplo. Claro que na internet já apareceram várias piadinhas dizendo que um carro é menina e o outro é menino…
Muita gente, aliás, tem perguntado o motivo destes bicos estranhos para 2014. A razão é simples: para se adequarem ao novo regulamento. É mais ou menos como aconteceu em 2012, quando todo mundo apareceu com um degrau horrível na frente do carro (para quem não lembra, leia aqui).
Mais uma vez por segurança, a altura do chassi foi reduzida de 625 mm para 525 mm e a do bico, de 550 mm para 185 mm. A ideia é evitar que os carros decolem num eventual choque com o pneu de outro carro, como aconteceu com Webber em Valência, em 2010.
Mas voltando ao time inglês, outra novidade na apresentação do MP4-29 foi a ausência de Martin Whitmarsh, chefe da equipe. Aliado ao fato de Ron Dennis estar de volta ao comando, isso só fez com que aumentassem os rumores de que ele não vai permanecer no cargo nesta temporada. E que seu substituto deve ser… Boullier.
Sexta-feira animada esta! E o sábado promete também, com o lançamento do F14 T, o modelo da Ferrari para este ano, cujo nome foi eleito pelos tifosi.