Feios e perigosos
28/01/14 20:24
Caterham (Jorge Guerrero/AFP)Toro Rosso (Román Ríos/Efe)
Ferrari (Román Ríos/Efe)
Force India (Román Ríos/Efe)
Mercedes (Jorge Guerrero/AFP)
Williams (Román Ríos/Efe)
Red Bull (Román Ríos/Efe)
Sou só eu ou todo mundo está achando esses carros da F-1 um horror? Golfinho, tamanduá, chifres duplos, chamem do que for, o fato é que ainda não consegui me acostumar com essa cara feia que eles ficaram.
Mas além de visualmente feios, segundo Adrian Newey, projetista da Red Bull e responsável por vários carros vencedores na F-1, eles são também perigosos. Para explicar brevemente, a FIA mudou a altura dos bicos dos carros neste ano de 550 mm para 185 mm alegando que isso daria mais segurança e impediria os carros de decolarem em caso de toque com a roda de outro.
“Preciso confessar que estou preocupado que justamente o oposto disso ocorra, que os carros ‘afundem’ na traseira dos outros”, disse o inglês hoje em Jerez. “Se você acertar a traseira de outro carro você pode acabar ‘submergindo’ e terminar com a estrutura traseira na sua cara, o que é um cenário muito pior. Para mim, esta novidade traz mais perigo do que solução.”
Vindo de alguém que projetou nada menos que dez carros campeões mundiais, é para se levar em consideração.
Segundo a FIA, a ideia é evitar que acidentes como o de Webber em Valencia, em 2010 (vídeo abaixo), se repitam.
Tomara que Newey esteja errado…