Jerez, dia 1
28/01/14 16:58
O RB10, com Vettel, que quase não foi à pista hoje em Jerez (Miguel Angel Morenatti/Associated Press)
Muita coisa aconteceu neste primeiro dia de testes em Jerez…
Como já era esperado, muitas equipes tiveram problemas em seus carros. Natural. Além da grande mudança nas regras, hoje foi o primeiro dia de carros na pista de verdade (na semana passada alguns times fizeram algumas horas de filmagem, mas hoje foi dia de andar de fato).
A Williams de Massa foi uma destas. Segundo a equipe inglesa, o carro que eles usaram, um híbrido de 2013 e 2014, teve alguns problemas elétricos e uma peça importante do motor também teve de ser trocada. Por conta disso, Bottas (que treina amanhã também), só conseguiu fazer uma volta cronometrada.
A Ferrari também não escapou. Na volta de Raikkonen à escuderia depois de quatro anos, problemas fizeram com que o finlandês tivesse que parar o F14 T no meio da pista, por precaução. Mas no fim o time italiano foi quem completou mais voltas, 31, e que ficou com o melhor tempo do dia: 1min27s104.
Na Mercedes, problemas na asa dianteira do carro fizeram com que Hamilton perdesse o controle do W05 e batesse na barreira de pneus. O inglês fechou o primeiro dia de testes na Espanha com o segundo melhor tempo, cerca de sete décimos atrás de Raikkonen. Amanhã Rosberg assume o carro.
E a tetracampeã Red Bull, que apresentou o RB10 hoje? Também teve problemas e passou a maior parte do dia estacionada nos boxes. O time descobriu um problema no carro durante a noite e só conseguiu corrigi-lo quando faltavam 15 minutos para o fim do dia. Vettel deu três voltas incompletas e não chegou a marcar tempo.
Dos dez times que estão em Jerez (a Lotus não está pronta e só treina no Bahrein, no mês que vem), dois não foram para a pista: a Marussia, cujo carro ainda não chegou à Espanha depois de a equipe ter encontrado um problema nele ainda na fábrica, e a McLaren. O time inglês, que teria Button no cockpit hoje, sofreu com problemas eletrônicos e hidráulicos.
Aos tempos:
1. Kimi Raikkonen, Ferrari, 1min27s104
2. Lewis Hamilton, Mercedes, 1min27s820s
3. Valtteri Bottas, Williams, 1min30s082
4. Sergio Perez, Force India, 1min33s161
5. Jean-Eric Vergne, Toro Rosso, 1min36s530
6. Esteban Gutierrez, Sauber, 1min42s257
7. Sebastian Vettel, Red Bull, sem tempo
8. Marcus Ericsson, Caterham, sem tempo