Tudo azul?
30/01/14 15:32Treino é treino, jogo é jogo. Ainda é cedo, muito cedo, para tirarmos conclusões e apontarmos favoritos para a temporada da F-1 que começa só no dia 16 de março em Melbourne.
Até lá muita coisa ainda vai acontecer, muitos carros vão mudar. As equipes ainda terão mais oito dias de treino no Bahrein antes de desembarcar na Austrália e certamente noites e mais noites em claro em suas fábricas.
Tudo isso para dizer que sim, na teoria a Williams de Massa, que fez hoje seu primeiro pelo time inglês, parece estar no caminho certo. Mas que ainda é cedo para comemorar, como muita gente já está fazendo por aí.
Obviamente o carro não é um lixo, o que já é um bom começo. Mas daí a tirar conclusões definitivas…
Massa ficou com o segundo melhor tempo do dia atrás apenas de Magnussen. O brasileiro completou 47 voltas e chegou a estar com a melhor volta nas mãos até quase o fim da sessão. Fez um tempo bem melhor que o de Bottas ontem (1min23s700 contra 1min25s344), mas é difícil comparar porque não sabemos o que cada um estava testando e a pista pode ter melhorado de ontem para hoje.
De qualquer forma foi um bom começo para o brasileiro. Pelo menos psicologicamente isso pode ser vital para Massa fazer um bom ano em sua estreia pela Williams.
Mas, como sempre acontece na pré-temporada, os times não colocam tudo o que têm nas mãos logo de cara. Vão testando as coisas aos poucos e mostrando seu verdadeiro potencial em parcelas. Neste ano, pior ainda. Com a grande revolução no regulamento técnico da categoria, estes dias em Jerez estão servindo principalmente para ver se tudo está funcionando.
Pelo que temos visto, as equipes com motores Mercedes parecem mais confortáveis logo de cara. O que não é verdade para as que usam Renault.
Pelo terceiro dia seguido a Red Bull andou pouco, muito pouco. Ricciardo só fez três voltas e não chegou a marcar tempo. Pelo que se diz em Jerez, a Renault não estaria satisfeita com a maneira como a tetracampeã mundial empacotou esta nova unidade de potência. E esta seria a principal causa dos problemas que o time vem tendo.
O certo é que a Red Bull está longe de onde gostaria de estar. Vai ter bastante trabalho nos próximos dias. Mas tem total capacidade (técnica e financeira) de reverter este quadro até Melbourne.
Veja os tempos desta quinta:
1. Kevin Magnussen, McLaren, 1min23s276s
2. Felipe Massa, Williams, 1min23s700
3. Lewis Hamilton, Mercedes, 1min23s952
4. Jenson Button, McLaren, 1min25s030
5. Fernando Alonso, Ferrari, 1min25s495
6. Nico Hulkenberg, Force India, 1min26s096
7. Jean-Eric Vergne, Toro Rosso, 1min29s915
8. Adrian Suti, Sauber, 1min30s161
9. Robin Frijns, Caterham, sem tempo
10. Daniel Ricciardo, Red Bull, sem tempo
11. Max Chilton, Marussia, sem tempo