Bandeira quadriculada em Jerez
31/01/14 15:26Pronto. Um terço da pré-temporada da F-1 acabou agora pouco em Jerez de la Frontera. Carros na pista na Europa agora só no começo de maio, em Barcelona, para o GP da Espanha. Isso porque as equipes agora voltam para suas fábricas para trabalhar nos dados coletados nestes quatro dias e depois empacotam tudo para os próximos dois testes no Bahrein (19 a 22 e 27 a 2). De lá vão direto para Melbourne para a abertura da temporada, no dia 16 de março. Aí vem Malásia, Bahrein e China.
Mas voltando aos testes, algumas coisas já pudemos perceber neste primeiro contato com a nova F-1, a dos motores V6 e dos novos sistemas de recuperação de energia.
A primeira delas é que a Red Bull começou o ano atrás da concorrência. Eles tiveram problemas todos os dias e hoje Ricciardo só deu sete voltas. O time nem treinou na parte da tarde. Horner e Newey estão desde ontem em Milton Keynes para tentar encontrar a solução para os problemas do time.
Início de temporada, muitas regras novas, componentes diferentes, tempo de pista é fundamental. E a tetracampeã mundial fracassou neste quesito. Para se ter uma ideia, eles completaram 21 voltas em quatro dias de testes. A Mercedes, a que mais rodou, fez 309. Um diferença gigante.
Esta, aliás, é outra coisa que deu para perceber. Os carros equipados com motores Mercedes parecem mesmo estar em vantagem por enquanto. Hoje Massa colocou a Williams na frente, com chuva. Mais uma pequena comparação: os carros de Mercedes somaram 875 voltas contra 444 dos de Ferrari e apenas 151 dos de Renault.
Falando de Massa, bom começo para o piloto brasileiro, mas ele mesmo já disse que é preciso conter a euforia porque este é apenas o primeiro treino. De qualquer forma a Williams completou hoje o dia sem nenhum problema e fez 86 voltas. Massa chegou até a fazer alguns “long runs”. Acho que é bom sinal. A Williams está tentando voltar aos seus tempos de glória e tem promovido uma enorme reformulação no seu departamento técnico. Se conseguir dinheiro, pode ser que seu projeto dê resultados. A ver.
Vamos aos tempos desta sexta:
1. Felipe Massa, Williams, 1min28s229
2. Fernando Alonso, Ferrari, 1min29s145
3. Daniel Juncadella, Force India, 1min29s457
4. Kevin Magnussen, McLaren, 1min30s806
5. Lewis Hamilton, Mercedes, 1min30s822
6. Jules Bianchi, Marussia, 1min32s222
7. Adrian Sutil, Sauber, 1min36s571
8. Nico Rosberg, Mercedes, 1min36s951
9. Kamui Kobayashi, Caterham, 1min43s193
10. Daniil Kvyat, Toro Rosso, 1min44s016
11. Daniel Ricciardo, Red Bull, 1min45s374