Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Pole Position

O olhar de quem acompanha de perto o mundo da F-1

Perfil Tatiana Cunha é repórter e acompanha todas as etapas da F-1

Perfil completo

Emoção artificial

Por tatiana
24/04/14 17:28
A disputa por posições no início do GP da China (Red Bull/Divulgação)

A disputa por posições no início do GP da China (Red Bull/Divulgação)

Vai começar tudo de novo… Insatisfeitos com o espetáculo que a F-1 tem proporcionado ultimamente, os times agora querem fazer os carros mais “visualmente espetaculares” e querem encontrar maneiras de trazer de volta as faíscas dos anos 90 e os discos de freio que “brilham”.

As propostas vão ser discutidas na próxima reunião do Grupo Estratégico da categoria, que deve acontecer em 1º de maio, leia-se semana que vem.

Além destas ideias, o encontro servirá para analisar outras sugestões, entre elas simplificar os carros de F-1 e transformar a categoria em mais emocionante para as TVs, que cada vez mais perdem audiência, em grande parte por estarem migrando para canais pagos em tradicionais mercados, como é o caso da Inglaterra.

O ponto principal, a meu ver, a ser discutido na reunião da próxima semana é a criação de um teto de gastos para as equipes. Atualmente, por conta da grande mudança no regulamento, o dinheiro começou mais uma vez a faltar em boa parte do paddock.

Enquanto pelo menos quatro equipes (Force India, Sauber, Marussia e Caterham) estão em graves dificuldades financeiras, na outra ponta do grid os orçamentos têm crescido, bem como o número de gente trabalhando para os times _os números podem chegar a 800 funcionários e 245 milhões de euros (cerca de R$ 744 milhões) em algumas delas.

Se agora estamos vendo a Force India na terceira posição do campeonato de construtores, só três pontos atrás da Red Bull, é por conta da grande mexida no regulamento. Se a Williams está de volta ao pelotão intermediário é por conta disso também. Mas isso não vai durar muito porque a fonte vai secar. E aí alguém duvida que até o fim do ano as endinheiradas Red Bull, Ferrari e McLaren não terão encostado na Mercedes?

A verdade é uma só. O que as pessoas querem ver é disputa por posições, belas ultrapassagens, corridas como a que o Bahrein proporcionou. Se os carros vão soltar faísca, fazer mais ou menos ruído, é secundário. Se as corridas forem boas, ninguém vai nem lembrar destes detalhes.

Já basta o GP de Abu Dhabi valer o dobro de pontos…

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailpolepositionblog@gmail.com

Buscar

Busca
Publicidade

Tópicos recentes

  • Bandeira quadriculada
  • E agora, Lewis?
  • Os números de Jerez
  • Fim dos trabalhos em Jerez
  • Muita calma nesta hora!

Blogs da Folha

Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).