Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Pole Position

O olhar de quem acompanha de perto o mundo da F-1

Perfil Tatiana Cunha é repórter e acompanha todas as etapas da F-1

Perfil completo

Fric, a bola da vez

Por tatiana
15/07/14 15:04
Magnussen, da McLaren, 1º time a anunciar que não terá o Fric na Alemanha (Divulgação)

Magnussen, da McLaren, 1º time a anunciar que não terá o Fric na Alemanha (Divulgação)

Todo ano é assim… Já foi o “duto F”, o “difusor duplo”, o “escapamento soprado”. Agora, acostume-se, a partir deste final de semana, em Hockenheim, falaremos do Fric.

Traduzindo, ele nada mais é que um sistema de suspensão interligado (Front and Rear Interconnected Suspension, em inglês). Na última semana, enquanto o mundo ainda tentava entender os 7 a 1 (confesso que ainda não acredito) e pensava em Copa do Mundo, a FIA avisou às equipes que o sistema, usado pela maioria delas,  é ilegal.

O conceito do Fric foi introduzido pela primeira vez na F-1 pela Renault, em 2008. Ele é um sistema hidráulico que liga as suspensões traseira e dianteira dos carros para distribuir igualmente o peso, especialmente nas freadas. O Fric não só dá mais estabilidade aos carros como também faz com que o desgaste dos pneus seja menor.

Eis que agora, metade da temporada já passada, a FIA decide que o tal do Fric é ilegal. A justificativa é que, resumidamente, nenhuma parte do carro que influencia em sua aerodinâmica pode ser móvel e ele poderia ser considerado como tal. São as tais das letrinhas minúsculas que existem em todo contrato ou, neste caso, regulamento.

A entidade deu então aos times a chance de chegarem a um acordo, que teria de ser unânime, para que a proibição do Fric passasse a valer apenas a partir de 2015. Mas, como sempre acontece na F-1 por conta de interesses particulares, as equipes não chegaram a um acordo.

Isso abre a possibilidade para que qualquer uma delas entre com um protesto contra o resultado do GP da Alemanha, que acontece neste final de semana, já que será a partir da próxima etapa do Mundial que o sistema passará a ser considerado ilegal.

Há quem diga que um Fric super desenvolvido é um dos trunfos da Mercedes neste ano. Resta saber agora se sua proibição terá alguma diferença na performance da equipe e se veremos alguma mudança no cenário da F-1 a partir da segunda metade do campeonato.

Eu, honestamente, só espero que a gente não perca muito tempo _e muitas linhas_ falando sobre ele.

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailpolepositionblog@gmail.com

Buscar

Busca
Publicidade

Tópicos recentes

  • Bandeira quadriculada
  • E agora, Lewis?
  • Os números de Jerez
  • Fim dos trabalhos em Jerez
  • Muita calma nesta hora!

Blogs da Folha

Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).