Fric, a bola da vez
15/07/14 15:04Todo ano é assim… Já foi o “duto F”, o “difusor duplo”, o “escapamento soprado”. Agora, acostume-se, a partir deste final de semana, em Hockenheim, falaremos do Fric.
Traduzindo, ele nada mais é que um sistema de suspensão interligado (Front and Rear Interconnected Suspension, em inglês). Na última semana, enquanto o mundo ainda tentava entender os 7 a 1 (confesso que ainda não acredito) e pensava em Copa do Mundo, a FIA avisou às equipes que o sistema, usado pela maioria delas, é ilegal.
O conceito do Fric foi introduzido pela primeira vez na F-1 pela Renault, em 2008. Ele é um sistema hidráulico que liga as suspensões traseira e dianteira dos carros para distribuir igualmente o peso, especialmente nas freadas. O Fric não só dá mais estabilidade aos carros como também faz com que o desgaste dos pneus seja menor.
Eis que agora, metade da temporada já passada, a FIA decide que o tal do Fric é ilegal. A justificativa é que, resumidamente, nenhuma parte do carro que influencia em sua aerodinâmica pode ser móvel e ele poderia ser considerado como tal. São as tais das letrinhas minúsculas que existem em todo contrato ou, neste caso, regulamento.
A entidade deu então aos times a chance de chegarem a um acordo, que teria de ser unânime, para que a proibição do Fric passasse a valer apenas a partir de 2015. Mas, como sempre acontece na F-1 por conta de interesses particulares, as equipes não chegaram a um acordo.
Isso abre a possibilidade para que qualquer uma delas entre com um protesto contra o resultado do GP da Alemanha, que acontece neste final de semana, já que será a partir da próxima etapa do Mundial que o sistema passará a ser considerado ilegal.
Há quem diga que um Fric super desenvolvido é um dos trunfos da Mercedes neste ano. Resta saber agora se sua proibição terá alguma diferença na performance da equipe e se veremos alguma mudança no cenário da F-1 a partir da segunda metade do campeonato.
Eu, honestamente, só espero que a gente não perca muito tempo _e muitas linhas_ falando sobre ele.