Ricciardo e a corrida maluca
27/07/14 16:21Estou ficando repetitiva, mas outra vez, que corrida!!! Apesar de todas as críticas que a F-1 tem recebido nesta temporada, especialmente por conta dos motores, tivemos algumas etapas de tirar o fôlego, como aconteceu em Hockenheim e hoje, em Budapeste.
Faltando cinco voltas para o fim da corrida, era simplesmente impossível dizer quem ganharia… Alonso, que liderava? Hamilton, que vinha babando em segundo? Ricciardo, com pneus mais novos, o terceiro? Ou Rosberg que vinha em quarto com pneus ainda mais novos e tirava mais de dois segundos por volta?
No fim deu Ricciardo, com Alonso em segundo e o “insubordinado” Hamilton em terceiro, à frente de Rosberg.
Apesar de a vitória de Ricciardo ter sido brilhante, o assunto no paddock após a corrida foi a ordem da Mercedes para que Hamilton deixasse Rosberg passar. O alemão estava numa estratégia de uma parada a mais, o que, em tese, justificaria o pedido. Mas Hamilton bateu o pé e não abriu. Depois da corrida, disse ter ficado chocado com o pedido.
Rosberg, visivelmente insatisfeito com o resultado, disse que não tinha pedido para o time dar a ordem (o que ele fez, já que todo mundo ouviu o rádio).
Lauda ficou do lado de Hamilton e disse que ele estava certo. Totot Wolff ficou em cima do muro, mas assegurou que o episódio fará com que a Mercedes mude sua posição a partir de agora. Afirmou que no início do ano era fácil dizer como seriam as regras entre eles, mas que agora, que os dois são de fato os únicos rivais pelo título, é impossível pedir que um dê passagem ao outro. Obviamente que isso ainda vai render…
Atrás do quarteto chegou Massa, que fez uma corrida sem muito brilho. A quinta colocação, porém, foi motivo de alívio depois de dois abandonos na primeira volta das últimas duas corridas. Bottas foi o oitavo, o que foi bom para o brasileiro, psicologicamente falando. Depois de três pódios seguidos, o resultado em Budapeste não chegou a assustar a Williams, já que além de a corrida ter sido maluca, cheia de acidentes, as características da pista não eram as ideias para o time.
A F-1 agora entra em férias, com as fábricas fechadas a partir desta semana, e volta em Spa, no dia 24 de agosto.