Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Pole Position

O olhar de quem acompanha de perto o mundo da F-1

Perfil Tatiana Cunha é repórter e acompanha todas as etapas da F-1

Perfil completo

A primeira noite em Cingapura

Por tatiana
19/09/14 13:32
Rosberg, que viu seu companheiro de Mercedes ser o mais veloz hoje em Cingapura (Divulgação)

Rosberg, que viu seu companheiro de Mercedes ser o mais veloz hoje (Divulgação)

É impressionante como a F-1 muitas vezes parece gostar de virar motivo de chacota.

Depois de, na semana passada, anunciar que iria proibir as mensagens de rádio relativas à performance a partir deste final de semana, aqui em Cingapura, a FIA voltou atrás. E hoje, dia que a regra entraria em vigor pela primeira vez, acabou adiando parte das proibições para o ano que vem depois da chiadeira de pilotos e equipes ontem.

Resumidamente o que ficou proibido para este ano foi qualquer passar qualquer tipo de ajuda para os pilotos tais como: “você está perdendo tempo para o fulano na saída da curva tal” ou então “freie mais dentro da curva x” e similares. As informações relativas a componentes dos carros, como desgaste dos freios, níveis de bateria ou do sistema de recuperação de energia, entre outras, foram liberadas, mas devem ser vetadas a partir de 2015.

Honestamente, tudo muito complexo e, para mim, desnecessário. Já falei neste outro post o que acho e continuo com a mesma opinião. Não acredito que receber uma informação, mesmo que seja sobre um outro piloto, necessariamente fará alguma diferença. Não é porque, digamos, o Rosberg foi avisado que o Hamilton está sendo mais rápido no primeiro setor da pista que ele vai ser mais rápido que o Hamilton.

Para o público tudo isso faz pouca ou nenhuma diferença. E não só acaba confundindo a todos como faz o esporte parecer uma grande bagunça.

Mas, fora as trapalhadas os bastidores, tivemos também carros na pista hoje por aqui. A surpresa positiva foi o bom desempenho da Ferrari, especialmente Alonso, que terminou o dia com o segundo melhor tempo, atrás apenas de Hamilton _vale lembrar que Rosberg terminou em 13º mas teve de abortar sua volta lançada por conta da batida de Maldonado.

Ricciardo foi o terceiro, seguido por Raikkonen e Vettel.

O  destaque negativo foi a Williams, de Massa e Bottas. Eles chegaram dizendo que este seria um final de semana complicado por conta das características da pista, mas o primeiro dia foi pior do que eles pensavam. Massa foi o 17º e o finlandês, o 18º. Mas os dois reclamaram muito do carro e disseram que terão muito trabalho para melhorar para a classificação. E não descartam estar fora do top 10 amanhã.

Imagino que teremos algumas surpresas na definição deste grid em Cingapura.

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailpolepositionblog@gmail.com

Buscar

Busca
Publicidade

Tópicos recentes

  • Bandeira quadriculada
  • E agora, Lewis?
  • Os números de Jerez
  • Fim dos trabalhos em Jerez
  • Muita calma nesta hora!

Blogs da Folha

Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).