A primeira noite em Cingapura
19/09/14 13:32É impressionante como a F-1 muitas vezes parece gostar de virar motivo de chacota.
Depois de, na semana passada, anunciar que iria proibir as mensagens de rádio relativas à performance a partir deste final de semana, aqui em Cingapura, a FIA voltou atrás. E hoje, dia que a regra entraria em vigor pela primeira vez, acabou adiando parte das proibições para o ano que vem depois da chiadeira de pilotos e equipes ontem.
Resumidamente o que ficou proibido para este ano foi qualquer passar qualquer tipo de ajuda para os pilotos tais como: “você está perdendo tempo para o fulano na saída da curva tal” ou então “freie mais dentro da curva x” e similares. As informações relativas a componentes dos carros, como desgaste dos freios, níveis de bateria ou do sistema de recuperação de energia, entre outras, foram liberadas, mas devem ser vetadas a partir de 2015.
Honestamente, tudo muito complexo e, para mim, desnecessário. Já falei neste outro post o que acho e continuo com a mesma opinião. Não acredito que receber uma informação, mesmo que seja sobre um outro piloto, necessariamente fará alguma diferença. Não é porque, digamos, o Rosberg foi avisado que o Hamilton está sendo mais rápido no primeiro setor da pista que ele vai ser mais rápido que o Hamilton.
Para o público tudo isso faz pouca ou nenhuma diferença. E não só acaba confundindo a todos como faz o esporte parecer uma grande bagunça.
Mas, fora as trapalhadas os bastidores, tivemos também carros na pista hoje por aqui. A surpresa positiva foi o bom desempenho da Ferrari, especialmente Alonso, que terminou o dia com o segundo melhor tempo, atrás apenas de Hamilton _vale lembrar que Rosberg terminou em 13º mas teve de abortar sua volta lançada por conta da batida de Maldonado.
Ricciardo foi o terceiro, seguido por Raikkonen e Vettel.
O destaque negativo foi a Williams, de Massa e Bottas. Eles chegaram dizendo que este seria um final de semana complicado por conta das características da pista, mas o primeiro dia foi pior do que eles pensavam. Massa foi o 17º e o finlandês, o 18º. Mas os dois reclamaram muito do carro e disseram que terão muito trabalho para melhorar para a classificação. E não descartam estar fora do top 10 amanhã.
Imagino que teremos algumas surpresas na definição deste grid em Cingapura.