Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Pole Position

O olhar de quem acompanha de perto o mundo da F-1

Perfil Tatiana Cunha é repórter e acompanha todas as etapas da F-1

Perfil completo

De grão em grão...

Por tatiana
14/11/14 18:38
Marcus Ericsson, no GP da Rússia, última corrida da Caterham (Divulgação)

Marcus Ericsson, no GP da Rússia, última corrida da Caterham (Divulgação)

E foi vendendo um brochinho aqui, um aerofólio ali, um macacão de Van der Garde aqui e capacetes de seus mecânicos acolá que a Caterham anunciou hoje que sim, irá correr em Abu Dhabi.

Segundo os administradores do time, a vaquinha que foi feita na internet foi o que proporcionou a participação da equipe na última corrida do ano, o que era vital para que eles conseguissem manter a inscrição para o Mundial do ano que vem _Mr. E (ou Ecclestone, para os menos íntimos) só autorizou que eles ficassem de fora de duas etapas, no caso EUA e Brasil.

Muita gente, inclusive o próprio Ecclestone, criticou a iniciativa de pedir dinheiro aos torcedores. Concordo. Tirando o bizarro da situação (confesso que fiquei tentada a comprar pelo menos um dos brochinhos), realmente não é por aí. Não é pedindo esmola que uma equipe tem que permanecer na F-1. Concordo quando as equipes pequenas reclamam do fato de a categoria ter ficado inviável nos últimos anos.

Obviamente que todo mundo prefere ver Ferrari, Mercedes, McLaren e afins correndo do que Caterham e Marussia, para citar as mais endividadas. Mas como já disse aqui antes, as pequenas fazem parte do DNA da categoria e merecem seu espaço também. Mas não leiloando partes velhas de seus carros e macacões usados por Charles Pic…

O que fica desta história toda é que a F-1 precisa achar um meio-termo. E logo. A discussão sobre a crise que vivem as pequenas tomou conta do paddock nos últimos meses e fez com que a disputa Hamilton X Rosberg ficasse em segundo plano, pelo menos para nós que vivemos o dia a dia da categoria. É triste, mas é a realidade.

Agora também não é o caso de irmos para o outro extremo. Fiquei chocada com a mais recente ideia de Mr. E (é mais divertido chamá-lo assim e é como os carros dele são identificados nos estacionamentos dos circuitos). A ideia seria promover algumas equipes da GP2 para completar o grid da F-1 com motores mais potentes, o que seria a “Super GP2”. Fala sério…

Se a F-1 realmente precisa pedir socorro às equipes de GP2 para preencher o grid é porque tem algo de muito errado acontecendo, não? Fora a bizarrice de misturar duas categorias. Nossa, me dá preguiça só de pensar. É fazer a categoria virar uma piada. Acho que nunca vi uma ideia tão sem sem sentido.

Fato é que a situação chegou num ponto em que não dá mais para tapar o sol com a peneira. Ou se cria um teto de gastos, ou se leva adiante a ideia de três carros por time, ou Mr. E resolve abrir mão de parte da grana que embolsa todos os anos (hahahahaha) ou se faz uma distribuição mais igual dos direitos comerciais. Não dá mais para esperar.

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailpolepositionblog@gmail.com

Buscar

Busca
Publicidade

Tópicos recentes

  • Bandeira quadriculada
  • E agora, Lewis?
  • Os números de Jerez
  • Fim dos trabalhos em Jerez
  • Muita calma nesta hora!

Blogs da Folha

Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).