Novidades para 2015
03/12/14 19:53E os membros do Conselho Mundial da FIA se reuniram hoje em Doha e, adivinha só, voltaram atrás em várias novidades que a F-1 implementou ou iria implementar no próximo ano.
Parece que decidir uma coisa e voltar atrás se tornou uma especialidade na categoria nos últimos tempos… basta lembrar da história do rádio em Cingapura (a comunicação entre times e pilotos foi super restrita e, dias depois, liberada).
Desta vez o que ficou para trás foi a pontuação dobrada, usada pela primeira e última vez neste ano. A idéia era assegurar que o Mundial fosse decidido apenas na última etapa e evitar o “efeito Vettel” que vimos acontecer em dois dos últimos quatro anos. Mas apesar do domínio da Mercedes, Rosberg fez frente a Hamilton e a novidade acabou não mudando em nada o resultado do campeonato _mesmo se a pontuação fosse a mesma das outras corridas Hamilton seria o campeão e o Mundial só terminaria mesmo em Yas Island. Ou seja, muito barulho por nada.
A outra novidade nem chegou a sair do papel. As relargadas paradas, que seriam introduzidas no ano que vem, foram abolidas. Desde que a idéia surgiu, pilotos e equipes se mostraram contra, preocupados especialmente com o desgaste dos pneus.
Outras mudanças também ficaram definidas para 2015. São elas:
- Quando uma corrida for suspensa, os carros devem voltar ao pit lane e não ao grid, como ocorre agora, e devem se dirigir à saída do pit, formando uma fila
- Se qualquer mecânico ou equipamento estiver no grid a menos de 15 segundos da volta de apresentação, o piloto do carro deverá começar a prova dos boxes. Um stop-and-go de dez segundos será dado a quem não cumprir a regra
- O sistema chamado “safety car virtual”passará a ser usado em bandeiras amarelas duplas para assegurar que os pilotos respeitem os limites de velocidade
- A troca das unidades de potência completas não serão mais punidas. As punições serão aplicadas de maneira cumulativa para componentes individuais das UPs
- Se um carro for liberado de maneira não segura dos boxes ele será punido com um stop-and-go de dez segundos e, caso os comissários entendam que piloto continuou guiando o carro de maneira não segura apesar disso ele poderá sofrer nova punição
- Assim que o último retardatário passar o líder da prova, o safety car irá entrar nos boxes no fim da volta seguinte e o diretor de prova não terá mais que esperar que todos os retardatários estejam no fim do pelotão
- A FIA irá dificultar o processo para a retirada da superlicença e os pilotos terão de ter no mínimo 18 anos
E, por fim, a entidade divulgou o calendário definitivo para o Mundial de 2015. Para quem quer colocar na agenda, aí vai (destaque para a volta da Coreia do Sul e 21, sim, 21 etapas):
- 15.mar Austrália
- 29.mar Malásia
- 12.abr China
- 19.abr Bahrein
- 3.mai Coréia
- 10.mai Espanha
- 24.mai Mônaco
- 7.jun Canadá
- 21.jun Áustria
- 5.jul Inglaterra
- 19.jul Alemanha
- 26.jul Hungria
- 23.ago Bélgica
- 6.set Itália
- 20.set Cingapura
- 27.set Japão
- 11.out Rússia
- 25.out EUA
- 1.nov México
- 15.nov Brasil
- 29.nov Abu Dhabi