Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Pole Position

O olhar de quem acompanha de perto o mundo da F-1

Perfil Tatiana Cunha é repórter e acompanha todas as etapas da F-1

Perfil completo

Novidades para 2015

Por tatiana
03/12/14 19:53
Hamilton festeja o título após vencer em Abu Dhabi (Divulgação)

Hamilton festeja o título após vencer em Abu Dhabi (Divulgação)

E os membros do Conselho Mundial da FIA se reuniram hoje em Doha e, adivinha só, voltaram atrás em várias novidades que a F-1 implementou ou iria implementar no próximo ano.

Parece que decidir uma coisa e voltar atrás se tornou uma especialidade na categoria nos últimos tempos… basta lembrar da história do rádio em Cingapura (a comunicação entre times e pilotos foi super restrita e, dias depois, liberada).

Desta vez o que ficou para trás foi a pontuação dobrada, usada pela primeira e última vez neste ano. A idéia era assegurar que o Mundial fosse decidido apenas na última etapa e evitar o “efeito Vettel” que vimos acontecer em dois dos últimos quatro anos. Mas apesar do domínio da Mercedes, Rosberg fez frente a Hamilton e a novidade acabou não mudando em nada o resultado do campeonato _mesmo se a pontuação fosse a mesma das outras corridas Hamilton seria o campeão e o Mundial só terminaria mesmo em Yas Island. Ou seja, muito barulho por nada.

A outra novidade nem chegou a sair do papel. As relargadas paradas, que seriam introduzidas no ano que vem, foram abolidas. Desde que a idéia surgiu, pilotos e equipes se mostraram contra, preocupados especialmente com o desgaste dos pneus.

Outras mudanças também ficaram definidas para 2015. São elas:

  • Quando uma corrida for suspensa, os carros devem voltar ao pit lane e não ao grid, como ocorre agora, e devem se dirigir à saída do pit, formando uma fila
  • Se qualquer mecânico ou equipamento estiver no grid a menos de 15 segundos da volta de apresentação, o piloto do carro deverá começar a prova dos boxes. Um stop-and-go de dez segundos será dado a quem não cumprir a regra
  • O sistema chamado “safety car virtual”passará a ser usado em bandeiras amarelas duplas para assegurar que os pilotos respeitem os limites de velocidade
  • A troca das unidades de potência completas não serão mais punidas. As punições serão aplicadas de maneira cumulativa para componentes individuais das UPs
  • Se um carro for liberado de maneira não segura dos boxes ele será punido com um stop-and-go de dez segundos e, caso os comissários entendam que  piloto continuou guiando o carro de maneira não segura apesar disso ele poderá sofrer nova punição
  • Assim que o último retardatário passar o líder da prova, o safety car irá entrar nos boxes no fim da volta seguinte e o diretor de prova não terá mais que esperar que todos os retardatários estejam no fim do pelotão
  • A FIA irá dificultar o processo para a retirada da superlicença e os pilotos terão de ter no mínimo 18 anos

E, por fim, a entidade divulgou o calendário definitivo para o Mundial de 2015. Para quem quer colocar na agenda, aí vai (destaque para a volta da Coreia do Sul e 21, sim, 21 etapas):

  • 15.mar Austrália
  • 29.mar Malásia
  • 12.abr China
  • 19.abr Bahrein
  • 3.mai Coréia
  • 10.mai Espanha
  • 24.mai Mônaco
  • 7.jun Canadá
  • 21.jun Áustria
  • 5.jul Inglaterra
  • 19.jul Alemanha
  • 26.jul Hungria
  • 23.ago Bélgica
  • 6.set Itália
  • 20.set Cingapura
  • 27.set Japão
  • 11.out Rússia
  • 25.out EUA
  • 1.nov México
  • 15.nov Brasil
  • 29.nov Abu Dhabi

 

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailpolepositionblog@gmail.com

Buscar

Busca
Publicidade

Tópicos recentes

  • Bandeira quadriculada
  • E agora, Lewis?
  • Os números de Jerez
  • Fim dos trabalhos em Jerez
  • Muita calma nesta hora!

Blogs da Folha

Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).