A McLaren e seu 'piloto alpha'
11/12/14 16:17Enfim!!!! Demorou uma eternidade e (quase) todo mundo já sabia, mas finalmente hoje veio a confirmação de que Alonso está de volta à McLaren.
Depois de cinco anos dando expediente em Maranello, o espanhol voltará a trabalhar em Woking. E, assim como aconteceu quando foi anunciado com pompa e circunstância pela Ferrari, ele chega à rival inglesa com a mesma árdua tarefa: fazer do time novamente um time vencedor e honrar sua tradição na F-1.
Apesar de a McLaren não ser tão vitoriosa quanto a Ferrari, a missão do espanhol agora tende a ser mais fácil pelo fato de a Honda estar envolvida no projeto _e obviamente ser o fator determinante para a volta de Alonso à equipe, especialmente depois da maneira como ele saiu.
(Para quem não se lembra, depois de meses de entreveros com Hamilton, ele fechou a passagem com “chave de ouro” ao entregar à FIA documentos que comprovavam que a McLaren havia espionado a Ferrari, o que resultou na exclusão do time do Mundial de Construtores de 2007).
Tanto ele quanto Ron Dennis, que disse hoje que o “catalizador” para o tumultuado campeonato de 2007 foi Hamilton, afirmaram que não guardam mágoas daquele período e que daqui para a frente é vida nova.
O fato de Button ter sido escolhido como companheiro de time do espanhol não é apenas por ele ser bem mais experiente do que Magnussen. Muito se deve ao fato de o inglês não oferecer muito risco a Alonso. Em fim de carreira, com um título no currículo e adepto do estilo “paz e amor”, Button é o companheiro dos sonhos para Alonso, o típico “piloto alpha”. Ele mesmo disse que sugeriu ao time manter Button ao seu lado…
Não à toa o espanhol morria de amores por Massa, outro da turma “paz e amor”, e Raikkonen, que mal fala, menos ainda faz política nos bastidores e é criador de casos. E não por coincidência a pior parceria de Alonso foi justamente na McLaren, quando foi ofuscado por Hamilton, então novato, e que chegou sem medo de peitar o espanhol dentro e fora das pistas.
Acho que com Button do outro lado da garagem ele tera menos um rival e mais um companheiro. E, como “macho alpha”que é, poderá exercer tranquilamente sua liderança dentro da equipe.
Já Magnussen, que poderia oferecer certo risco ao espanhol (não quero comparar ele a Hamilton, longe disso!), ganhou como prêmio de consolação o posto de terceiro piloto e reserva e elogios de Button e Dennis.
E com isso o grid da F-1 está fechado para 2015 (a não ser que a Caterham consiga se salvar até dia 15 de março). Alonso de volta à McLaren, Vettel na Ferrari, a Williams de Massa competitiva novamente e mais um brasileiro estreando na categoria (Nasr). Pena que ainda faltam 94 dias…